376
					 
 
 
 
                    
					
					
                    
						                    
                
            Quatro novos satélites serão lançados pela Nigéria nos próximos tempos, com vista a  aumentar as capacidades do país na exploração e desenvolvimento espacial, confirmou o diretor geral da agência espacial nigeriana, Mathew Adepoju.
O lançamento dos quatro satélites, segundo o responsável, já foi aprovado pelo Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, e inclui três satélites ópticos e um satélite de radar de abertura sintética, que substituirá o satélite “Cintetic Reader” que o país utiliza actualmente. Uma vez em órbita, a nação mais populosa do continente elevaria para oito o número de satélites lançados ao espaço, desde 2003. 
“Esses satélites aumentarão as capacidades da Nigéria na exploração e desenvolvimento espacial”, destacou o governante que falava no evento sobre os “21 anos da Nigéria no Espaço: Conquistas, Desafios e Perspectivas”, realizado recentemente na capital do país.
Mathew Adepoju reforçou que esta é uma medida necessária, visto que alguns satélites nigerianos foram retirados da órbita, enquanto outros se encontram neste processo. Por isso, refere, há a necessidade de se lançar satélites de substituição para manter a relevância do país no desenvolvimento espacial global.
Historicamente, a Nigéria é o terceiro país africano a lançar um satélite ao espaço, em 2003, a seguir à África do Sul (1999) e à Argélia (2002). Em 2007, o Egipto tornou-se o quarto país desta lista, seguido pelo Marrocos (2017), Gana (2017) e por Angola, com o lançamento do Angosat-2, em Outubro de 2022.
 
			         
			         
															
 
															
