A Huawei lançou recentemente um novo programa de desenvolvimento de competências digitais, o qual pretende ajudar a desenvolver as competências de mais de 100 mil pessoas em toda África Subsaariana, na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
O programa, denominado LEAP, acrónimo para “Liderança, Empregabilidade, Progresso e Possibilidade”, foi anunciado durante a cerimónia de premiação do Concurso de TIC da Huawei e destina-se a promover uma forte liderança digital e uma força de trabalho qualificada no domínio das TIC, construir uma reserva de talentos digitais e promover a literacia digital entre os cidadãos.
O LEAP inclui uma vasta gama de actividades que vão desde cursos de formação e certificação em TIC, construção de capacidades digitais do governo e concursos de competências em TIC.
“A digitalização está profundamente enraizada nas pessoas. Porque digitalizamos para as pessoas e por pessoas. Quando as raízes estão profundas, não há necessidade de temer o vento. Através do programa, esforçamo-nos em cultivar mais jovens líderes nas TICs, que podem explorar mais possibilidades para si próprios, para as suas famílias, para a comunidade e para as suas nações”, disse o Presidente da Huawei na África Austral, Leo Chen.
Leo Chen, Presidente da Huawei na África Austral – Créditos: D.R
Falando na cerimónia, a Ministra das Comunicações e Tecnologias Digitais da África do Sul, Khumbudzo Ntshavheni, exortou os participantes do programa a ajudarem os seus países a encontrarem caminhos para um futuro digital, não sendo necessário para tal uma crise como a gerada pela covid-19.
“É preciso que vocês, como participantes do LEAP, Sementes para o Futuro e o Programa da Academia Huawei TIC, nos levem para o futuro. A Covid-19 levou-nos à era digital, mas não devemos precisar de uma pandemia para o fazer no futuro, precisamos de ser deliberados e intencionais para ajudar os nossos países. Precisamos de inovação, de apoiar os inovadores locais, e de promover as nossas próprias plataformas em todo o continente para atingirmos a escala e desenvolvermos as nossas economias. Só somos maiores quando o nosso mercado é maior, e temos de caminhar juntos. ”
Khumbudzo Ntshavheni, Ministra das Comunicações e Tecnologias Digitais da África do Sul – Créditos: D.R
Por sua vez, o Secretário Permanente do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, da Tanzânia, Eliamani Sadoyeka reafirmou a importância de não se subestimar o poder das TIC, realçando que o futuro da África está nas mãos da sua população jovem e exortou também os estudantes a aproveitarem plenamente todas as oportunidades de aprendizagem, como a proporcionada pela Huawei.
De acordo com a Huawei, o programa LEAP está a ser lançado com base no investimento da empresa na região e vai permitir que mais de 1.200 instrutores disponibilizem 3 mil cursos na aérea das TIC. O programa vai também financiar uma série de instalações, incluindo centros de formação, bases de instalação de hardware, centros de inovação, laboratórios espelho, e academias TIC, que se juntarão às academias de TIC já criadas pela Huawei em mais de 300 universidades e colégios na região.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!