254
A Nvidia, uma das maiores fabricantes de chips do mundo, atingiu nesta na quarta-feira (5) a marca dos 3,01 triliões de dólares, ultrapassando a Apple com 3,003 triliões e tornando-se na segunda empresa mais valiosa do mundo, atrás da Microsoft que tem um capital de 3,15 triliões de dólares.
De acordo com a Forbes, a alta no valor de mercado da Nvidia, acima da capitalização de mercado da Apple, representa uma mudança no Vale do Silício, onde a Nvidia tem dominado desde o lançamento do iPhone em 2007. As acções da Nvidia fecharam em alta na manhã desta quarta-feira (5) com um crescimento de 5,2%, dando à companhia um valor de mercado de 3,012 trilhões.
A Nvidia, ainda de acordo com a Forbes, já acumula uma alta de 147% este ano, com a demanda por processadores de última geração superando em muito a oferta, enquanto a Microsoft, Meta e Alphabet correm para desenvolver capacidades de computação de Inteligência Artificial (IA) e dominar a tecnologia.
Em função deste crescimento, a media norte-americana vem dizendo que “a Nvidia está a ganhar dinheiro com IA agora, enquanto empresas como Apple e Meta estão a gastar em IA”.
A pesquisa da Goldman Sachs indica que a Nvidia detém, actualmente, 80% do mercado de chips de IA. Antes da alta da IA, a Nvidia era mais conhecida por fornecer semicondutores para fabricantes de computadores e videogames, em função das necessidades de processamento gráfico desses aparelhos.
Vale destacar que a Microsoft, que se mantém como a empresa mais valiosa do mundo, também está a liderar em IA. A desenvolvedora do sistema Windows passou as demais big techs no que diz respeito à incorporação da tecnologia em produtos e serviços.