OpenAI defende criação de uma entidade para regular IA

UNICEF disponibiliza chatbot para apoiar adolescentes com HIV

O director executivo da OpenAI, Sam Altman, defendeu nesta terça-feira (15) a necessidade de haver uma entidade reguladora, que tenha autoridade suficiente para atribuir e retirar licenças que viabilizam o desenvolvimento de modelos de inteligência artificial (IA) em larga escala.

O CEO, que falava em uma audição no Congresso dos Estados Unidos da America, sublinhou que a regulamentação será essencial para mitigar os possíveis riscos, destacando que é preciso criar regras e directrizes sobre o que se espera em termos de divulgação de uma empresa que fornece um modelo de IA.

“À medida que esta tecnologia avança, compreendemos que as pessoas estão ansiosas sobre como poderá mudar a forma como vivemos. Nós também. Assim, e para mitigar os riscos, propomos a criação de uma entidade nos EUA, ou até a nível global, que tenha o poder para atribuir e retirar licenças para o desenvolvimento de modelos de IA de larga escala, assim como de regular a segurança dos sistemas e assegurar que os mesmos passam por testes antes de serem lançados”, disse, citado pela Associated Press.

Questionado sobre as suas principais preocupações acerca do desenvolvimento acelerado da IA, o responsável reconheceu que os modelos de inteligência artificial, em particular os mais recentes, podem ser utilizados para alterar o curso normal das coisas, como, por exemplo, manipular o resultado de eleições.

Sam Altman aproveitou a ocasião para assegurar que os benefícios das ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas até à data actual superam grandemente os riscos, mas reafirmou que garantir a segurança das mesmas é vital para o trabalho.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media