A PayPal apresentou nesta segunda-feira (7) a sua moeda digital ligada ao dólar americano, também conhecida como stablecoin, para reduzir o atrito existente nos pagamentos em ambientes virtuais, facilitar transferências rápidas de valores, enviar remessas ou realizar pagamentos internacionais, garantindo o fluxo directo para desenvolvedores e criadores.
Em comunicado, a empresa garante que a “PayPal USD” (PYUSD), como é chamada a stablecoin, tem total respaldo nos depósitos em dólares americanos, títulos do tesouro de curto prazo e equivalentes de caixa semelhantes. Segundo a PayPal, a moeda possui uma equivalência de 1:1 em relação ao dólar americano.
“A mudança para moedas digitais requer um instrumento estável que seja digitalmente nativo e facilmente conectado a uma moeda fiduciária como o dólar americano. O nosso compromisso com a inovação e conformidade responsáveis e o nosso histórico de entrega de novas experiências aos nossos clientes fornecem a base necessária para contribuir com o crescimento dos pagamentos digitais por meio da PayPal USD,” declarou o presidente e CEO da PayPal, Dan Schulman.
A stablecoin da payPal é emitida pela Paxos Trust Company como um token ERC-20 na blockchain Ethereum e estará disponível para consumidores, comerciantes e desenvolvedores, a fim de conectar as moedas físicas e digitais mediante o uso de carteiras virtuais e aplicativos web3.
Sobre stablecoins
Uma stablecoin é uma moeda digital que está ligada a uma reserva de activos estáveis como moedas físicas (kwanza) ou recursos minerais (ouro). A sua ligação a estes activos permite-lhes evitar a volatilidade que, por regra, as criptomoedas enfrentam.
Em função da sua ligação a recursos estáveis, as stablecoins conseguem unir o universo das criptomoedas ao das moedas fiduciárias (kwanza, rand, kwacha, dólar americano, etc.) tonando-as, em comparação às criptomoedas, no tipo de dinheiro digital mais adequado para o uso diário no comércio, transferências bancárias, por exemplo.