Oddo - Complexus

PGR: candidatos denunciam falhas contínuas no acesso ao site da prova

PGR: candidatos denunciam falhas no acesso ao site da prova
Vários candidatos ao concurso público externo da Procuradoria-Geral da República (PGR) continuam a enfrentar dificuldades no acesso ao site indicado para a realização da prova online, cujo prazo termina hoje, 10 de Julho, segundo a mais recente calendarização da instituição.
 
As queixas têm vindo a ser expressas desde o primeiro dia da prova, segunda-feira (7), sobretudo através das redes sociais. Em função dessas reclamações, a PGR anunciou na tarde daquele mesmo dia o adiamento da prova, devido a “razões técnicas”, remarcando-a para terça-feira (8). Contudo, as falhas no acesso ao site continuaram.
 
No entanto, no dia 8 de Julho as falhas continuaram. Em grupos de partilha de informações sobre o concurso, criado por candidatos no Facebook e WhatsApp, por exemplo, vários utilizadores continuaram a relatar dificuldades no acesso à plataforma de exames. Fontes ouvidas pelo Portal de T.I, sem ligação directa a esses grupos, confirmam experiências semelhantes nessa data.
 
A situação forçou um novo informe no site da PGR no final do dia 8 de Julho. A instituição comunicou aos candidatos que, doravante, a prova poderia ser realizada em qualquer altura entre os dias 9 e 10 de Julho, numa aparente tentativa de dispersar o fluxo de acesso ao site em horários pré-determinados. No entanto, pouco mudou.
 
Apesar das falhas contínuas, alguns candidatos conseguiram realizar a prova. Segundo relatos recolhidos, o acesso ao site foi possível apenas entre as 23h de quarta-feira (9) e as primeiras horas da madrugada desta quinta-feira, 10 de Julho.
 
“Estou a tentar aceder ao site desde o primeiro dia previsto para a prova, mas sem sucesso. Hoje, último dia, também não consegui entrar. Porém, existem alguns colegas meus que conseguiram entrar e realizar o exame entre as 4 e 5 da manhã”, afirmou esta manhã ao Portal de T.I uma das candidatas.
 
Face às dificuldades técnicas, há candidatos que sugerem a alteração do formato online por uma prova presencial.
 
“O site continua indisponível. Nem com 20 GB de Internet se consegue fazer a prova. Muitos jovens estão a perder a esperança de ingressar nesta instituição pública. Trata-se de oportunidades de emprego num país com elevado índice de desemprego, o que torna esta situação ainda mais grave”, lamentou outro concorrente.
 
Até ao momento, a Procuradoria-Geral da República não emitiu qualquer comunicado oficial sobre as falhas reportadas na plataforma de exames.
 
O concurso para o ingresso externo nas carreiras de Técnicos de Justiça da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi anunciado em Maio último por via do Despacho n.º 49/2025 e conta com  400 vagas para a carreira de Técnicos de Justiça, distribuídas nas categorias de Técnico Principal de 3.ª Classe (50 vagas), Ajudante Técnico de 3.ª Classe (50 vagas), Auxiliar Técnico de 3.ª Classe (300 vagas).

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media