2,4K
Vários candidatos ao concurso público externo da Procuradoria-Geral da República (PGR) continuam a enfrentar dificuldades no acesso ao site indicado para a realização da prova online, cujo prazo termina hoje, 10 de Julho, segundo a mais recente calendarização da instituição.
As queixas têm vindo a ser expressas desde o primeiro dia da prova, segunda-feira (7), sobretudo através das redes sociais. Em função dessas reclamações, a PGR anunciou na tarde daquele mesmo dia o adiamento da prova, devido a “razões técnicas”, remarcando-a para terça-feira (8). Contudo, as falhas no acesso ao site continuaram.
No entanto, no dia 8 de Julho as falhas continuaram. Em grupos de partilha de informações sobre o concurso, criado por candidatos no Facebook e WhatsApp, por exemplo, vários utilizadores continuaram a relatar dificuldades no acesso à plataforma de exames. Fontes ouvidas pelo Portal de T.I, sem ligação directa a esses grupos, confirmam experiências semelhantes nessa data.
A situação forçou um novo informe no site da PGR no final do dia 8 de Julho. A instituição comunicou aos candidatos que, doravante, a prova poderia ser realizada em qualquer altura entre os dias 9 e 10 de Julho, numa aparente tentativa de dispersar o fluxo de acesso ao site em horários pré-determinados. No entanto, pouco mudou.
Apesar das falhas contínuas, alguns candidatos conseguiram realizar a prova. Segundo relatos recolhidos, o acesso ao site foi possível apenas entre as 23h de quarta-feira (9) e as primeiras horas da madrugada desta quinta-feira, 10 de Julho.
“Estou a tentar aceder ao site desde o primeiro dia previsto para a prova, mas sem sucesso. Hoje, último dia, também não consegui entrar. Porém, existem alguns colegas meus que conseguiram entrar e realizar o exame entre as 4 e 5 da manhã”, afirmou esta manhã ao Portal de T.I uma das candidatas.
Face às dificuldades técnicas, há candidatos que sugerem a alteração do formato online por uma prova presencial.
“O site continua indisponível. Nem com 20 GB de Internet se consegue fazer a prova. Muitos jovens estão a perder a esperança de ingressar nesta instituição pública. Trata-se de oportunidades de emprego num país com elevado índice de desemprego, o que torna esta situação ainda mais grave”, lamentou outro concorrente.
Até ao momento, a Procuradoria-Geral da República não emitiu qualquer comunicado oficial sobre as falhas reportadas na plataforma de exames.
O concurso para o ingresso externo nas carreiras de Técnicos de Justiça da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi anunciado em Maio último por via do Despacho n.º 49/2025 e conta com 400 vagas para a carreira de Técnicos de Justiça, distribuídas nas categorias de Técnico Principal de 3.ª Classe (50 vagas), Ajudante Técnico de 3.ª Classe (50 vagas), Auxiliar Técnico de 3.ª Classe (300 vagas).