A startup angolana Deya assegurou a sua primeira ronda de financiamento pré-semente de mais de 50.000 mil dólares americanos (valor exacto não divulgado) junto a um grupo de investidores anjos.
A Deya é a primeira plataforma de crowdfunding (financiamento colectivo) em Angola e nos PALOP, lançada em 2017 tendo como missão ajudar a impulsionar o acesso ao financiamento para causas de impacto social e posteriormente projectos empreendedores, tornando-se o ponto de encontro rápido e seguro entre angariadores de fundos e financiadores/doadores.
Este investimento possibilitará à startup melhorar o desenvolvimento da sua plataforma nos próximos meses, para ser mais robusta e com melhor experiência para os utilizadores, bem como implementar o seu modelo de negócio, começando assim a gerar receita para impulsionar o seu crescimento.
“Estou muito entusiasmada com o sucesso desta ronda de financiamento, pois durou quase um ano até fecharmos as negociações com os investidores anjos desta ronda. Este financiamento pré-semente é importante porque vai permitir-nos desenvolver nova propriedade intelectual para a plataforma e expandir a oferta da Deya para que os seus utilizadores (individuos e organizações) possam tirar o maior valor possível, e assim possibilitar maior crescimento de forma exponencial da plataforma.” revela a co-fundadora da Bantu Makers e CEO da Deya, Vanda de Oliveira.
Desde o seu lançamento, já foram angariados através da Deya mais de 15 milhões de Kwanzas para projectos de impacto social. A startup, que neste momento opera nos modelos de doação e recompensa, já está também a desenhar a implementação do modelo de equity (capital), a ser lançado ainda neste ano, para permitir que negócios inovadores e PMEs possam levantar financiamento através desta modalidade de financiamento colectivo.
De acordo com um estudo do Banco Mundial (relatório de 2013), há oportunidade para que mais de 344 milhões de pessoas nos países emergentes possam participar no crowdfunding, e o continente africano tem um potencial de mercado de $2.5bn até 2025. “A beleza do crowdfunding é a possibilidade de individuos, empresas e organizações poderem angariar fundos sem a intermediação de bancos ou outras instituições tradicionais de financiamento e é neste potencial que estamos a trabalhar para tornar a plataforma de referência neste sector para África subsariana nos próximos cinco anos. Este financiamento é a primeira fase de fazer cumprir este objectivo” acrescentou a CEO Vanda de Oliveira.
Sobre a Deya
Fundada em 2017 pela startup studio Bantu Makers e Doriel Fonseca, a Deya é a primeira plataforma de crowdfunding angolana e nos PALOP, e tem como a missão ajudar a impulsionar o acesso ao financiamento para causas de impacto social e brevemente projectos empreendedores, sendo o ponto de encontro rápido e seguro entre angariadores de fundos e financiadores/doadores.
A plataforma remove as barreiras físicas tradicionalmente associadas ao recebimento de apoio financeiro para causas de impacto social e ajuda também a empoderar os filantropos modernos a causar impacto, facilitando a doação e conexão com causas que importam.
Sobre Crowdfunding
Crowdfunding (financiamento colectivo ou colaborativo), uma subcategoria de fintech (financeiras tecnológicas), que consiste em financiar projectos e causas, angariando pequenas quantias de dinheiro através de uma grande quantidade de pessoas, por intermédio de campanhas em plataformas online de crowdfunding.
O crowdfunding ajudou a democratizar o acesso ao financiamento tornando-se uma opção de financiamento popular para startups e causas sociais, e hoje também para PMEs e é considerado como parte integrante do financiamento de capital de risco.
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