Os sites do jornal português Expresso, da SIC e da SIC Notícias sofreram um ataque cibernético no primeiro Domingo do ano, com os invasores a pedirem o pagamento de um resgate para que o acesso aos sites fosse desbloqueado.
“Os dados serão vazados caso o valor necessário não for pago. Estamos com acesso nos painéis de ‘cloud’ (AWS) entre outros tipos de dispositivos. O contacto para o resgate está abaixo”, dizia a mensagem divulgada pelos hackers no site do Jornal Expresso neste Domingo (2).
De acordo com a CNN Portugal, o ataque foi perpetrado por um grupo de ‘hackers’ conhecido como o Lapsus Group. Este é, segundo a imprensa portuguesa, um ataque sem precedentes no país e resultou na eliminação de todos os dados e registos históricos digitais dos sites afectados.
Ao que tudo indica, o ataque não visava propriamente sequestrar os dados dos sites e desbloqueá-los após um pagamento, como ocorre geralmente num ataque de ransoware, mas sim a eliminação da memória digital das notícias dos sites afectados, como se verificou.
Nesta Terça-feira (3), de tarde, todos os sites afectados voltaram a funcionar com os mesmos endereços, mas num formato provisório. O caso encontra-se já sob o domínio das autoridades portuguesas.
“O grupo Impresa tem trabalhado com as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança, e apresentará uma queixa-crime”, lê-se num comunicado divulgado neste Domingo pelo grupo responsável pelos sites afectados.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!