O estado de Edo, localizado na costa oriental da Nigéria, tornou-se na primeira região administrativa do país a concluir o processo de transformação digital na administração pública, tendo dado início a 1 de Setembro do corrente ano ao processo de transição completa para um modo de comunicação sem papel na sua função pública.
Em um documento interno citado pela imprensa nigeriana, o governador do estado de Edo, Godwin Obaseki, instruiu o seu gabinete a rejeitar documentos físicos de qualquer ministério, departamento ou agência governamental. Segundo o governador, a transição para uma administração pública sem papel garantirá mais responsabilidade, transparência, eficácia, eficiência e rapidez na prestação de serviços aos cidadãos.
Falando aos membros da Assembleia do estado de Edo dias antes do início oficial da transição, Godwin Obaseki apelou ao órgão legislativo a seguir o exemplo do executivo regional no que a transformação digital e governança electrónica diz respeito, reiterando que o braço executivo estava perto de concluir a sua parte do processo.
“Na área da digitalização, uma das conversas que teremos convosco dentro de algumas semanas é perguntar o que está a fazer o braço legislativo desta administração em termos de digitalização do legislativo? O braço Executivo já está a concluir o processo de digitalização. Até hoje, digitalizámos e arquivámos mais de sete milhões de registos governamentais e, a partir de 1 de Setembro, vamos dar início à transição para um governo sem papel,” referiu.
Com o início oficial da transição para uma administração pública sem papel, espera-se que os actos administrativos da função pública no estado de Edo se tornem mais céleres, reduzindo a carga administrativa e diminuindo o tempo de tomada de decisões.
Procurando garantir a adaptação dos funcionário às novas tecnologias, o governo do estado de Edo realizou uma formação de transformação digital para mais de 3 mil funcionários durante uma semana associado a um projecto de política digital.