Rússia começa a restringir o Instagram a partir de hoje

A partir de hoje, 14 de Março, o Instagram começa oficialmente a ser banido na Rússia. A decisão foi tomada na última sexta-feira (11) pelo Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Meios de Comunicação de Massa da Rússia (Roskomnadzor, na sigla romanizada), após a Meta alterar a política das suas redes sociais, permitindo a incitação à violência contra militares russos e contra o presidente russo.

“A decisão da Meta, em permitir a publicação de informações com apelos à violência contra cidadãos russos estão a circular nas suas redes sociais Facebook e Instagram. No caso do Instagram, estão a correr mensagens a incentivar e a provocar actos violentos contra a população russa, obrigando a Procuradoria-Geral da Rússia a exigir que o Roskomnadzor restrinja o acesso à rede social”, disse o órgão regulador na sexta-feira.

De acordo com o regulador, os utilizadores teriam 48 horas para fazerem a transferência das suas fotografias e vídeos para outras redes sociais e avisar os seus contactos e assinantes. O encerramento iniciaria às 00:00 de hoje, com as primeiras imposições, sendo depois oferecidas mais 48 horas como período adicional de transição.

Em alguns países, segundo a Reuters, a rede social está mesmo a permitir a publicação de conteúdos que pedem a morte do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ou do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, desde que estejam relacionados com a invasão russa. Em países como Arménia, Azerbaijão, Estónia, Eslováquia, Geórgia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Rússia e Ucrânia os apelos à violência contra soldados russos também não estão a ser bloqueados, refere a agência noticiosa.

Vale lembrar que até à data, o governo russo já baniu do país o Facebook e o Twitter em decorrência de medidas restritivas adoptadas pelas duas plataformas contra os meios de comunicação russos no Ocidente.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media