177
O Comité de Selecção do Angola Hub Transporte e Logística Summit 2025, evento que busca fomentar o desenvolvimento e a integração dos sectores de transporte e logística na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), anunciou as 24 startups escolhidas para representar a comunidade na próxima edição da cimeira, a decorrer entre 17 e 19 de Outubro, em Luanda.
De acordo com os critérios definidos pelo comité de selecção, presidido pelo secretário de Estado para os Sectores de Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Carlos Borges, as startups seleccionadas distinguem-se pelo seu potencial de inovação e contributo para o desenvolvimento sustentável dos sectores dos transportes e da logística em África.
Angola lidera a lista com sete startups, nomeadamente: Move Cargas, Met Connect, 100 Destinos, PAX, Wewa Mobility, WairSoft e Anda. Esta última, refira-se, é apontada como uma das 20 startups africanas mais promissoras para 2025 numa análise recente que agregou os rankings da Bloomberg e da plataforma Tecnologia na África.
Da Zâmbia chegam as startups PitStop, Quest2Query, Nyamula Logistics e Soro, fazendo do país um dos três com maior representação no evento. A encerrar o top 3 em número de representações está o Madagáscar, que, à semelhança da Zâmbia, contará igualmente com quatro startups: Aura, E-Voyage, ColdChain Mada e Coliwaiz.
A Namíbia será representada pelas startups Londa e Mepya.com; a República Democrática do Congo pela Hubert; as Ilhas Comoros pela Technocom; a Eswatini pela Veekay Investments; a Tanzânia pela ChatGate; as Ilhas Maurícias pela Vroume; o Zimbébue pela Thumeza e a África do Sul pela startup Lula.
Segundo a organização, estas startups representam “o futuro da inovação” no espaço da SADC, trazendo soluções tecnológicas capazes de modernizar a mobilidade, optimizar cadeias logísticas e promover maior integração regional.
O Angola Hub Transporte e Logística Summit 2025 pretende afirmar-se como a maior plataforma de cooperação empresarial do sector na região, reunindo governos, empresas e empreendedores em torno de um objectivo comum: transformar o transporte e a logística num motor de crescimento para África.
Sob o lema “Conectando Oportunidades, Gerando Valor Global” e realização do Ministério dos Transportes, o evento visa promover a colaboração entre os países membros, facilitando a livre circulação de pessoas e mercadorias e fomentando o crescimento económico sustentável.