Ucrânia pondera transferir os seus dados confidenciais para outro país

O vice-chefe do Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Protecção de Informações da Ucrânia, Victor Zhora, informou nesta quarta-feira (09) à Reuters que o governo ucraniano prepara-se para uma possível transferência de dados e servidores para o exterior se as forças russas tomarem mais avanços no país.

Victor Zhora enfatizou que o seu departamento estava planear uma contingência, mas até ao momento ainda está ser analisada, e sugere que os ucranianos querem estar prontos para qualquer ameaça russa de apreender documentos confidenciais do governo.

“Estamos a preparar o terreno”, disse Zhora. “O plano A era proteger a infra-estrutura de TI na Ucrânia. Removê-lo para outro país seria apenas um “Plano B ou C”, acrescentou.

A Ucrânia recebeu ofertas para hospedar dados de vários países, disse Zhora, recusando-se a identificá-los. Por razões de proximidade “será preferível uma localização europeia”, disse.

Zhora não deu detalhes de como tal movimento poderia ser executado, mas disse que os esforços anteriores para manter os dados do governo fora do alcance da Rússia envolveram o transporte físico de servidores e dispositivos de armazenamento removíveis ou a migração digital de dados de um serviço ou servidor para outro.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media