O administrador da Unitel, Amílcar Safeca, esclareceu nesta terça-feira (12) que as falhas registadas nas comunicações pelos clientes da operadora são o resultado do aumento da capacidade da rede, processo que, segundo o responsável, foi iniciado em 2022 e encontra-se agora na sua segunda fase e deverá continuar até Dezembro do ano em curso.
Segundo Amílcar Safeca, o aumento da capacidade da rede inclui a instalação de antenas de comunicações e também dos equipamentos instalados nos centros de processamento de tráfego de chamadas. O responsável explica que a primeira fase de expansão durou de Outubro de 2022 a Maio de 2023 e permitiu recuperar uma parte da qualidade do serviço, mas, refere, não foi suficiente para cobrir toda a demanda de clientes.
De acordo com Amílcar Safeca, que falava à Televisão Pública de Angola, o que mais preocupa os clientes da Unitel são as perturbações que ocorrem ao nível das chamadas telefónicas, que em alguns casos resultam em chamadas que não se estabelecem ou em quedas repentinas nas chamadas e, noutros casos, em ruídos durante as chamadas.
Neste quadro, o administrador da Unitel assegurou que a partir do final deste ano os clientes começarão a registar melhorias nos serviços, com a operadora estando nesta altura a trabalhar na normalização das suas comunicações em todo o país e a contar com um investimento em curso para esta empreitada iniciada em 2022.
As primeiras perturbações na rede, segundo Amílcar Safeca, ocorreram em Abril e Maio de 2022, no entanto, as mais recentes ocorreram em Agosto último e estiveram associadas a ruptura dos cabos submarinos que ligam Angola à Europa.
As declarações do administrador da Unitel surgiram no mesmo dia em que o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social se reuniu com os altos funcionários da operadora, para a prestação de esclarecimentos relactivos às constantes falhas na rede.