O vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Pedro Castro e Silva, apelou por maiores apostas em soluções de pagamentos alternativos à banca tradicional, de formas a consolidar a expansão desse tipo de serviço e promover a inserção da população não bancarizada no sistema financeiro do país.
De acordo com a Angop, Pedro Castro e Silva, que falava durante a terceira Conferência anual sobre a concorrência e regulação económica, realizada pela Autoridade Reguladora da Concorrência, apontou as startups que oferecem serviços de pagamentos como exemplo de sistemas alternativos que podem promover a inclusão e digitalização financeira.
O vice-governador frisou que a população bancarizada já usa os instrumentos disponibilizados pelos bancos locais, como é o caso do cartão Multicaixa. Por esta razão, acredita que a inclusão financeira da população não bancarizada, que será promovida por meio desses sistemas alternativos, servirá para elevar a igualdade de oportunidades e para permitir que todos tenham acesso aos serviços de poupança, depósito, transferências, crédito e outros.