104
O WhatsApp conseguiu um aumento de mais de 1 bilião de utilizadores mensais, elevando o seu leque de utilizadores mensais para mais de 3 biliões, anunciou na última semana o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, durante uma teleconferência sobre resultados do primeiro trimestre de 2025.
Trata-se do primeiro grande aumento de utilizadores deste aplicativo desde 2020, altura em que atingiu a marca de 2 biliões de utilizadores mensais. Como nota o Techcrunch, este marco torna o aplicativo num negócio fundamental para a Meta, sobretudo agora que a empresa apostou tudo na sua estratégia de inteligência artificial (IA), a qual tem esta plataforma como o principal canal de distribuição.
“Vemos as pessoas a interagir com a Meta AI a partir de diversos pontos de entrada. O WhatsApp continua a ser o aplicativo com o maior uso da Meta AI em toda a nossa família de aplicativos”, comentou Susan Li, CFO da Meta, durante a teleconferência.
Embora o WhatsApp seja o principal canal de distribuição e ofereça fácil acesso aos recursos de IA, Mark Zuckerberg entende que a Meta deve adoptar uma abordagem diferente para estimular a adopção dos seus produtos de IA em mercados como os EUA, onde a maioria das pessoas ainda prefere utilizar os aplicativos de mensagens padrão dos seus telemóveis para enviar mensagens de texto, algo que a empresa pretende alterar com o Meta AI.
“Esperamos nos tornar líderes com o tempo [no mercado de mensagens dos EUA], mas estamos em uma posição diferente lá do que na maior parte do resto do mundo no WhatsApp. Então, acredito que o aplicativo Meta AI, como um aplicativo independente, será particularmente importante nos Estados Unidos para estabelecer a liderança — como a principal IA pessoal que as pessoas usam. Mas continuaremos a aprimorar as experiências em todas essas áreas”, disse Mark Zuckerberg.
Fundado em 2009 e adquirido pelo Facebook por 19 biliões de dólar norte-americano em 2014, o WhatsApp continua gratuito e sem anúncios. Ao atingir a marca de 3 biliões de utilizadores mensais, o WhatsApp torna-se num dos poucos aplicativos com este registo, além do Facebook.