O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (12), um novo recurso que permite ao utilizador fixar mensagens em conversas. A nova funcionalidade vai possibilitar que os utilizadores mantenham em destaque as informações importantes, para que as mesmas não se percam em meio a várias mensagens no chat.
O recurso funciona para texto, imagem, emojis, sondagem e outros tipos de informações partilhadas, sempre com a criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp.
De acordo com a Meta, as mensagens fixadas servem para as conversas em grupo ou individuais e ajuda os utilizadores a economizar tempo para encontrar informações importantes com mais facilidade. Em um chat em grupo, os administradores têm a opção de seleccionar se todos os membros ou apenas os administradores podem fixar as mensagens.
Para fixar as mensagens em conversas, é necessário que o utilizador pressione a mensagem e seleccione fixar. Em seguida, o utilizador pode escolher o tempo de duração, com as seguintes opções: 24 horas, 7 dias e 30 dias. As mensagens fixadas serão movidas para o topo da tela e podem ser identificadas pelo símbolo do alfinete.
Outros aplicativos de chat em grupo já possuem funcionalidades semelhantes que ajudam a optimizar o acesso a mensagens importantes, como o Slack, Telegram e o Discord, mas a diferença consiste na periodicidade das mensagens fixadas no WhatsApp.
No WhatsApp, a funcionalidade foi lançada em Outubro último apenas na versão beta do aplicativo, a actualização está agora a ser implementada gradualmente para todos os utilizadores.