App

Especialistas angolanos desenvolvem aplicação que detecta covid-19 e outras doenças pulmonares

Uma dupla de especialistas angolanos de tecnologia, afiliados à Angola Cables, nomeadamente Júlio Chilela e Lírio Ramalheira, desenvolveram uma aplicação, baptizada por Symbio x Vision, capaz de analisar chapas de raio-x e tomografias a fim de acelerar o diagnóstico da covid-19 e outras doenças pulmonares. A sua apresentação ao público está prevista para Abril deste ano.

O sistema recebeu contribuições do Instituto Respira Brasil e está sob avaliação de um comité de ética do Centro Universitário Christus, do estado de Fortaleza, com a orientação de Ingrid Nogueira, que é pesquisadora e orientadora brasileira do mestrado profissional em “tecnologia minimamente invasiva e de simulação” na área da saúde, sem esquecer a participação do Colégio Nacional Angolano de Radiologia.

Um dos desafios ao criar a ferramenta, foi levantar imagens para treinar a Inteligência Artificial e conseguir que esta reconheça a doença em pacientes de Angola e do Brasil. Isso porque o biotipo humano difere de país para país, com diferenças corporais que podem afectar a interpretação automatizada das imagens.

A Inteligência Artificial inserida nesta ferramenta, vai analisar raios-x e tomografias a fim de dizer se as imagens são de pulmões limpos ou afectados pelo novo coronavírus.

Os dois cientistas de dados treinaram o software com mais de 600 imagens contendo pulmões saudáveis e pulmões acometidos por covid-19 e outras doenças. Hoje, a ferramenta é capaz de dizer com 85% de precisão se há vírus no pulmão.

 

Fonte: Tele Síntese

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Itens Relacionados