283
As transferências express passam agora a permitir maiores volumes de transacções por cada operação, diária e mensalmente, conforme os novos limites anunciados hoje pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Em comunicado dirigido à nossa redacção, a empresa informa que as transferências express passam a ter o limite máximo de 250 mil por operação em cada cartão, o limite diário de envio e recepção sobe para 500 mil e, na recepção mensal, cada cartão passa a ter o limite de 3 milhões de kwanzas.
A mudança traz um aumento considerável nos volumes de transferências, visto que os limites anteriores estavam fixados em 100 mil kwanzas por operação em cada cartão, 300 mil kwanzas para o envio e recepção num dia, e 2 milhões para recepção em cada cartão num mês.
Paralelamente, a EMIS anunciou também a introdução de uma nova funcionalidade no Multicaixa Express, denominada “transferência express entre cartões”, descrita como um mecanismo que possibilita realizar transferências rápidas entre cartões associados ao aplicativo, eliminando a necessidade do utilizador inserir o seu próprio número de telemóvel ou IBAN.
“Esta melhoria surge numa altura em que mais de 20% dos utilizadores efectuavam transferências entre os seus próprios cartões”, enquadra a empresa.
Outra novidade anunciada é o pagamento em parquímetros de estacionamentos com o cartão Multicaixa e Código QR usando o aplicativo Multicaixa Express. A medida visa simplificar o processo de pagamento nestes pontos e encontra-se em testes no Aeroporto 4 de Fevereiro e Shopping Fortaleza, em Luanda.
Enquanto isso, a adopção dos canais de pagamentos electrónicos continua a crescer. Neste ano, a EMIS registou marcos como: mais de 310 milhões de transacções processadas num único mês, 14,3 milhões de transacções num único dia, mais de 250 mil compras com código QR num único dia e perto de 2,5 milhões de utilizadores e 3,5 milhões de cartões no Multicaixa Express.
Segundo a empresa, estes números confirmam a forte adesão aos canais digitais e à crescente confiança dos angolanos nos meios electrónicos de pagamento, salientando que “a Rede Multicaixa continuará a contribuir para a massificação dos pagamentos electrónicos rumo à total digitalização dos pagamentos em Angola, com segurança, conveniência e confiança na sua utilização”.