72
A Westcon International, multinacional especializada em soluções tecnológicas e distribuição de TI, reafirmou o seu compromisso com o mercado angolano, onde pretende consolidar a sua presença através de parcerias e programas de capacitação. A empresa, que tem sede em Londres e presença física em 11 países africanos, estabeleceu uma parceria estratégica com a Real Distribution em Angola para apoiar fornecedores e parceiros de canal na entrega de tecnologia ao mercado.
Em entrevista ao Portal de T.I, o director executivo da empresa para a África, Vincent Entonu, fez saber que a colaboração com a Real Distribution funcionará como plataforma de marketing e desenvolvimento do canal, incluindo programas de formação em competências de TI. A empresa também está disponível para investir em kits de prova de conceito e equipamentos de demonstração, reforçando o apoio às organizações locais.
Oportunidades e desafios do sector tecnológico em Angola
Com quase quatro décadas de experiência e operações em mais de 70 países, a Westcon identifica Angola como um mercado com grande potencial de crescimento. Segundo o executivo, elas passam pela transformação tecnológica global em curso, que abrange áreas como inteligência artificial, computação em nuvem, cibersegurança e novos modelos de consumo, como o conceito Everything-as-a-Service (XaaS).
Vincent Entonu observa, contudo, que “toda oportunidade traz consigo os seus próprios desafios”. Neste caso, o primeiro desafio é a escassez de competências em tecnologias de informação, o que, observa, “não difere da realidade de muitos países africanos”.
Assim, a prioridade é atrair investimento em formação para capacitar a geração actual e futura de profissionais, de forma a acompanhar estas mudanças, disse o responsável.
Angola como exemplo para África
A Westcon destaca ainda a visão ambiciosa e de longo prazo de Angola para o sector tecnológico, assente em pilares como a inovação, modernização da infra-estrutura digital, educação, governo electrónico, investimento e cibersegurança.
Entre os avanços a destacar, Vincent Entonu apontou o aumento da penetração da banda larga, a melhoria da conectividade móvel, o investimento em centros de dados e serviços em nuvem, atracção de investimento e parcerias internacionais, o estímulo ao empreendedorismo tecnológico e às startups, além de garantir que a cibersegurança e a protecção de dados sejam pilares da política nacional.
“Essa visão visa não apenas impulsionar a diversificação económica e a competitividade, mas também melhorar a qualidade de vida da população, por meio de um avanço tecnológico inclusivo e sustentável”, disse.
Para Vincent Entonu, estas iniciativas colocam o país no caminho da liderança digital em África, ao mesmo tempo em que promovem a diversificação económica e melhoram a qualidade de vida da população.
“Estas são, sem dúvida, boas práticas das quais se pode aprender e que devem ser adoptadas em toda a África”, finalizou.
Vincent Entonu é director executivo da Westcon-Comstor para a África desde 2022. Com mais de 25 anos de experiência em TI, incluindo passagens pela Cisco e pela própria Westcon. Reconhecido pela sua capacidade de impulsionar o crescimento nos mercados africanos e de liderar processos de transformação digital, Entonu tem sido responsável por definir estratégias e fortalecer relações estratégicas com fornecedores e parceiros em toda a região.