Air Europa sofre ciberataque que compromete dados bancários dos clientes

Unitel pretende sair de operadora de telecomunicações para operadora digital

A companhia aérea espanhola Air Europa sofreu nesta terça-feira (10) um ciberataque que poderá ter permitido a extracção do número, prazo de validade e CVV de vários cartões de pagamento pertencente à seus clientes, e por esse motivo, a empresa enviou um email pedindo que estes cancelem imediatamente os seus cartões de crédito.

A informação sobre o ciberataque começou a circular na Internet depois de vários clientes afectados usarem a plataforma X (antigo Twitter) para partilhar emails da Air Europa. Nas mensagens, a empresa pede aos clientes para cancelarem os seus cartões de crédito devido a um “possível acesso não autorizado” a dados bancários.

Depois da difusão desta informação por parte dos clientes, a Air Europa confirmou a mesma por meio de um email enviado ao Jornal PÚBLICO, dizendo que houve um “problema de segurança” no “fluxo de pagamentos”, mas frisa que os atacantes não obtiveram acesso a dados pessoais dos clientes – apenas números associados aos cartões de créditos.

“Ainda estamos a analisar o que aconteceu, como a origem do ataque ou a utilização das informações roubadas”, lê-se no email enviado ao PÚBLICO. “Até à data, não há provas de que estes dados, que não estão armazenados nos nossos sistemas, tenham sido utilizados para cometer qualquer fraude”, continua a empresa notando que a “detecção e a rápida intervenção” da equipa de segurança permitiu bloquear rapidamente a violação e “evitar mais fugas de dados”.

Especialistas aplaudem a atitude da Air Europa e descrevem como sendo prudente pelo facto de terem comunicado aos clientes, sabendo que, se os criminosos têm acesso completo ao CVV, é fácil usar os cartões de pagamento.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media