Durante o seu discurso no fórum de negócios do grupo de países que envolve o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), na quarta-feira (22), o Presidente russo, Vladimir Putin, disse que os bancos destes países já podem livremente conectar-se ao Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras (SPFS, em russo romanizado), a alternativa russa à Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT, na sigla inglesa).
“O sistema russo de transmissão de mensagens financeiras está aberto para conectar bancos dos cinco países. A geografia do uso do sistema de pagamento russo Mir está a se expandir”, afirmou, citado pela RT.
Anunciado em Abril último pela presidente do banco central russo, Elvira Nabiullina, o SPFS possui funcionalidades semelhantes às do SWIFT, segundo as autoridades russas, e permite a transmissão de mensagens entre instituições financeiras no mesmo formato.
A entrada dos quatros países ao sistema criado pela Rússia tem o potencial de aumentar o crescimento do SPFS, visto que os BRICS concentram mais de 21% do PIB mundial, sendo o grupo de países que mais crescem no planeta. Este potencial aumenta ainda mais quando consideramos o total da população que os cinco possuem juntos (42% da população mundial) e a sua força de trabalho (45% da força de trabalho). Além disso, os 5 países também possuem o maior poder de consumo do mundo.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

