A Amazon lançou na passada sexta-feira (06) na Florida, o seu primeiro par de protótipos de satélites para o prejecto de rede de internet, abrindo caminho para lançar milhares de outros em órbita e competir com o Starlink da SpaceX.
De acordo com a Reuters, a missão tem como objectivo testar as primeiras peças de tecnologia da Amazon no espaço, enquanto a gigante do comércio electrónico e serviços de web busca implantar mais 3.236 satélites nos próximos anos e oferecer internet de banda larga a nível global, algo que a SpaceX, de Elon Musk, almeja com seus quase 5.000 satélites Starlink em órbita.
Com a iniciativa, a empresa de Jeff Bezos pretende fornecer internet via satélite para consumidores individuais e empresas por meio do projecto Kuiper e construirá terminais de consumo a um custo de 400 dólares norte-americano por unidade. Levará algum tempo para que o programa atinja a escala do Starlink da SpaceX, que vende terminais de consumo por 599 dólares e tem actualmente mais de 4 mil satélites em órbita.
Apesar de não ter divulgado muitos detalhes sobre os dois satélites, a Amazon prometeu investir 10 mil milhões de dólares no Kuiper, que foi anunciado em 2019, ano em que a SpaceX começou a implantar a sua primeira operação com o Starlink.
A Amazon está a trabalhar com um cronograma que encontra-se atrasado, uma vez que a Comissão Federal de Comunicações definiu para julho de 2026 o lançamento de metade da constelação de satélites. Contudo, a empresa afirma estar no caminho certo, tendo antecipado atender seus primeiros clientes do Kuiper até o final de 2024.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!