A Airtel Africa anunciou na passada sexta-feira (09), a sua entrada no mercado de fibra do continente ao estabelecer a Airtel Africa Telesonic Limited que irá fazer a gestão dos seus activos de fibra terrestre e soluções completas de cabos submarinos.
De acordo com a Airtel, a Telesonic Limited oferecerá produtos como linhas alugadas nacionais e internacionais, acesso dedicado à Internet, serviços de trânsito IP e serviços de comutação de etiquetas multiprotocolo (MPLS) em uma rede de mais de 75.000 quilómetros nos 14 países africanos onde a Airtel está presente.
O CEO do Grupo Airtel Africa, Segun Ogunsanya, referiu que a criação da Airtel Africa Telesonic Limited marca o compromisso que a empresa tem em responder às necessidades de África para a revolução digital, fornecendo soluções de fibra óptica de ponta que irão capacitar as empresas, a educação, os cuidados de saúde e as comunidades em geral.
“Sem dúvida, África está a viver uma revolução digital, com uma procura crescente de dados em todas as indústrias, especialmente entre a crescente população jovem do continente. O nosso investimento representa não apenas o avanço tecnológico, mas também um catalisador para a mudança, unindo pessoas e ideias através das fronteiras”, disse Ogunsanya.
O CEO da Airtel Africa referiu, por outro lado, que as ambições da empresa que dirige surgem num momento em que existe uma concorrência feroz no sector de fibra, com a maioria das empresas a concentrar-se nos mercados africanos e a investir consideravelmente.
Em virtude deste anúncio, analistas esperam que o tráfego de dados nos países africanos triplique nos próximos cinco anos, acelerando, deste modo, a corrida pelas infra-estruturas digitais.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!