O analista de cibersegurança, Alberto Afonso, defendeu na última segunda-feira (17), em Luanda, a criação de uma instituição vocacionada ao ensino de segurança de informação, com o objectivo de aumentar o nível de literacia digital dos consumidores de internet, para que estes possam prevenir-se dos recorrentes ataques cibernéticos.
“É preciso apostar também na literacia digital. O que leva muitas pessoas a cometerem falhas ao navegar na internet é não ter uma noção básica dos mecanismos de segurança”, disse o analista durante uma entrevista concedida ao Correio da Kianda.
Alberto Afonso afirma que a segurança na internet é muito relativa, estando esta condicionada a vários factores, como os hábitos dos internautas, a tecnologia usada para aceder a internet, e algumas vulnerabilidades da própria internet. Por outro lado, considera igualmente preocupante o facto das empresas provedoras de serviços de internet em Angola ignorarem a questão da segurança, apesar de terem conhecimento sobre as vulnerabilidades existentes.
O analista apela às instituições, principalmente as que oferecem serviços tecnológicos, que apostem mais na segurança cibernética, reforçando que o investimento em cibersegurança deve ser uma prioridade para todas empresas.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!