Angola adere aos Acordos Artemis da NASA

Angola-assina-Acordo-Artemis-da-NASA

Angola é agora um dos países signatários dos Acordos Artemis, um quadro orientador multilateral liderado pelos EUA, que estabelece um conjunto de princípios para orientar a cooperação na exploração espacial entre as nações.

O acordo foi assinado nesta quinta-feira (30) pelo Presidente da República, João Lourenço, durante a sua visita aos EUA, onde foi recebido pelo Chefe de Estado norte-americano, Joseph Biden Jr.

“Foi com orgulho que recebi o Presidente angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, na Casa Branca. No 30º ano das nossas relações diplomáticas, a nossa parceria é mais importante e impactante do que nunca, especialmente com a assinatura, hoje, do Acordo Artemis,” escreveu o Presidente norte-americano no X.

Com este passo, Angola torna-se o 3º país africano e o 33º a nível mundial a integrar lista das nações que, em conjunto com a NASA, procuram cooperar para a exploração pacífica do espaço. A Nigéria e o Ruanda assinaram o acordo em Dezembro de 2022.

Liderados pela NASA, os Acordos Artemis descrevem uma visão partilhada de princípios, baseados no Tratado do Espaço Exterior de 1967, para criar um ambiente seguro e transparente, o qual facilita a exploração, a ciência e as actividades comerciais para toda a humanidade.

Os parceiros do Artemis comprometem-se a seguir princípios fundamentais para garantir a segurança e o comportamento responsável no espaço exterior, princípios que se baseiam no Tratado do Espaço Exterior de 1967 e no regime jurídico internacional para atividades espaciais que foram estabelecidos ao longo dos últimos 50 anos.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media