A Angola Cables, através da sua subsidiária TelCables Nigeria, celebrou um importante acordo de colocation com a Rack Centre, datacenter neutro e de nível III na África Ocidental.
De acordo com a empresa angolana, esta parceria permitirá a integração da infra-estrutura de cabos submarinos da Angola Cables, como o SACS, MONET, SEBRAS e EllaLink, directamente para o ecossistema da Rack Centre, reforçando a conectividade regional e global.
Com esta colaboração, a Angola Cables garante rotas de baixa latência entre a África, Europa e Américas, reduzindo riscos de interrupções nos cabos submarinos da costa ocidental africana.
“A nossa rota exclusiva para a América Latina via SACS, combinada com MONET, SEBRAS e EllaLink, oferece aos clientes os trajectos mais eficientes para as Américas e Europa”, destacou o CEO da TelCables Nigeria, Fernando Fernandes.
A integração dos cabos submarinos na Rack Centre, segundo Angola Cables, beneficiará especialmente sectores sensíveis à latência, como serviços financeiros, distribuição de conteúdos e comunicações em tempo real, permitindo transacções mais rápidas e uma melhor experiência de utilizador.
O CEO da Rack Centre, Lars Johannisson, afirmou que a entrada da Angola Cables no seu ecossistema “aprofundará drasticamente a conectividade”, permitindo rotas com SLA de 99,95% para mais destinos.
Este acordo reforça o posicionamento da Angola Cables em infra-estrutura digital em África, ao mesmo tempo que consolida a Rack Centre como um hub estratégico para operadoras e serviços em nuvem na região.