Uma delegação angolana chefiada pelo secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Fernandes, participou da primeira Conferência Africana de Startups, realizada pelo Ministério da Economia do Conhecimento, Startups e Microempresas da Argélia, de 5 a 7 de Dezembro.
Segundo a Angop, a conferência que decorreu em Argel, capital da Argélia, teve como finalidade unificar os esforços dos governos para disseminar e melhorar o papel das startups em África e contribuir para o desenvolvimento económico continental.
A conferência, por outro lado, visou facilitar o acesso às fontes de financiamento regionais, assim como identificar um roteiro para a construção de uma dinâmica de cooperação entre os ecossistemas de startups e inovação no continente.
Além do secretário de Estado, integraram também a delegação angolana a secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, e o secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos.
O encontro reuniu vários representantes de 20 países africanos, entre eles, especialistas em empreendedorismo e inovação de países como Quénia, Namíbia, Zimbabwe, Níger, Sudão, Uganda, Chade, Tunísia, Cabo Verde, Costa do Marfim, África do Sul, Moçambique, Mauritânia, Serra Leoa e Burkina Faso.