A startup Arotec foi a grande vencedora nacional do Campeonato Mundial de Empreendedorismo (Entrepreneurship World Cup), que abrangiu Angola pela primeira vez.
Sendo assim, a empresa avança para a próxima ronda da competição de formas a concorrer contra finalistas nacionais de 200 países pelo lugar nas finais globais.
Engenheiro de electrónica e telecomunicações, e mestre em engenharia biomédica, Cristóvão Cacombe é o CEO da Arotec que em conversa exclusiva com o Portal de T.I, não escondeu a satisfação do seu grupo e do entusiasmo rumo ao próximo nível.
Portal de T.I (P.TI) – De que forma chegaram a fazer parte das dez startups seleccionadas em Angola?
Cristóvão Cacombe (C.C)– Inicialmente foram mais de 100 startups a concorrer, nós estávamos confiantes que poderíamos ser uma das representantes, a nossa candidatura foi baseada no nosso historial e na visão que temos para o futuro.
P.TI– Qual foi o segredo que levou o júri a considerar a Arotec como a startup vencedora?
C.C– Acreditamos que é devido ao trabalho que já temos feito e objectivos de expansão apresentados. Também a nossa startup tem vindo a trabalhar já há dois anos, assim apresentamos os resultados já alcançados e agradecemos a todos parceiros, a família e a Deus.
P.TI– Qual é a sensação do grupo em vencer a primeira final nacional?
C.C– Vencer esta competição a nível nacional vem em forma de um encorajamento muito grande para a nossa equipa, de que devemos continuar a nos esforçar e transformar a educação trazendo tecnologias a toda parte do nosso país. Esta vitória foi como uma confirmação que estamos a dar passos nesta longa jornada. A candidatura com a nossa demonstração foi feita na plataforma onde tivemos acesso a muitos recursos de empresas internacionais, durante o evento tivemos especialistas de diferentes organizações na equipa dos jurados, e recebemos feedbacks valiosos, que como empresa isso ajudou-nos muito.
P.TI– Após este feito, já abriram-se portas de investimento. Quais?
C.C– Ainda não foram abertas portas para investimentos, mas acreditamos que teremos em breve.
P.TI– Agora é altura de representar Angola no EWC Accelerates para um Bootcamp. Como estão a preparar-se para tal?
C.C– Para o Accelerates Bootcamp garantimos que a equipa da Arotec tem as condições necessárias para assistir todos os treinamentos e dar os passos necessários para estar na melhorar posição e assim de forma digna representar Angola neste evento.
Trabalhando em robótica e dispositivos de hardware para três sectores principais, nomeadamente educação, fintech e saúde, a Arotec emergiu vitoriosa de um total de 130 candidaturas – cada recebendo acesso gratuito aos serviços de treinamento e mais de USD 25.000 em vantagens que os ajudariam a levar as suas startups para o próximo nível.
Na preparação às Finais Globais, a Arotec participará no programa de aceleração que inclui treinamento virtual e mentoria “one-to-one”, tendo como alvo o estágio e trajectória de crescimento da startup, segundo a nota que o Portal de T.I teve acesso, cujos “Finalistas Globais” vão competir um contra o outro no Fórum Global Misk em Riyadh, na Arábia Saudita, agendada para o mês de Outubro.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!