A AST SpaceMobile, empresa norte-americana fabricante de satélites, estabeleceu com sucesso na passada sexta-feira (5) a primeira conexão 5G para voz e dados entre um smartphone convencional e um satélite no espaço.
O morco que aconteceu três dias depois da Starlink lançar o seu primeiro conjunto de satélites para fins de telefonia móvel, foi demonstrado pelos engenheiros da AST SpaceMobile que efecturam uma ligação da costa de Maui, no Havaí, para um engenheiro da Vodafone que se encontrava em Madrid, usando um smartphone Samsung Galaxy S22 não modificado, com a transmissão de dados ocorrendo através do espectro da AT&T e do satélite de teste de última geração BlueWalker 3 da AST SpaceMobile.
O presidente e CEO da AST SpaceMobile, Abel Avellan, disse ser um avanço tecnológico significativo que representa uma mudança de paradigma no acesso à informação.
“Desde o lançamento do BlueWalker 3, alcançamos total compatibilidade com telefones produzidos por todos os principais fabricantes e suporte para 2G, 4G LTE e agora 5G”, disse Avellan.
De acrodo com a Telcoms, a AST SpaceMobile firmou acordos e parcerias com mais de 40 operadoras de redes móveis em todo o mundo, atendendo colectivamente cerca de 2,4 mil milhões de assinantes. A Vodafone, Rakuten, American Tower, Samsung NEXT e Bell Canada estão entre os investidores que apoiam os esforços inovadores da AST SpaceMobile.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!