SpaceX lança primeiros satélites para telefonia móvel

Starlink aumenta preços na Nigéria e regulador é forçado a intervir

A SpaceX, empresa de Elon Musk, lançou nesta terça-feira (2) um foguete Falcon 9 com o primeiro conjunto de satélites Starlink capazes de enviar sinais de telefonia móvel do espaço directamente para aparelhos móveis convencionais.

O novo serviço que foi inicialmente anunciado em 2022, recebeu aprovação de testes no passado mês de Dezembro, numa parceria entre a operadora móvel dos Estados Unidos da América, T-Mobile e a Starlink.

De acordo com a SpaceX, com o serviço denominado Direct to Cell (D2C), a T-Mobile usará os satélites Starlink para fornecer aos usuários móveis acesso à rede em partes dos Estados Unidos.

O projecto terá, na próxima fase, a colaboração de diversos operadores móveis espalhados pelo mundo, como a KDDI do Japão, Optus da Austrália, One NZ da Nova Zelândia e a Rogers do Canadá, para lançar o serviço D2C.

A gestora de sistemas de qualidade da SpaceX, Kate Tice, referiu que os satélites da Starlink irão operar como uma torre de telefonia móvel no espaço para conectar directamente aparelhos móveis convencionais.

“Num primeiro momento, apenas mensagens de texto poderão ser enviadas. Mais para frente, a SpaceX poderá oferecer voz e dados”, disse Kate.

Com o lançamento desse serviço, espera-se que o Starlink gere cerca de 10 mil milhões de dólares em vendas gerais este ano, o que corresponde a dois terços das receitas totais da SpaceX.

 

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media