De acordo com o último relatório da Check Point Research, referente ao segundo trimestre deste ano, o continente africano registou em média 2.164 ataques cibernéticos por semana, sinalizando um crescimento de 23% face ao período correspondente em 2022.
O relatório indica que, durante o período em análise, o sector mais afectado foi o da educação/pesquisa, com uma média de 2.179 ataques por semana, marcando uma queda de 6% em relação ao período homólogo.
Em segundo lugar aparece o sector governamental, com uma média semanal de 1.772 ataques, indicando um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
O sector da saúde segue em terceiro lugar, com uma média de 1.744 ataques por semana, reflectindo um aumento significativo de 30% em comparação ao segundo trimestre de 2022.
Globalmente, o relatório indica que, durante o segundo trimestre de 2023, a média foi de 1.258 ataques semanais, um aumento de 8% face ao mesmo período do ano transacto.
A Check Point Research observa que este número de ataques foi o mais alto registado nos últimos dois anos, o que sinaliza a persistência dos cibercriminosos e destaca a necessidade contínua de haver medidas robustas de cibersegurança, para neutralizar a natureza implacável e evolutiva destes ataques.