Olá caríssimos leitores, para a carreira de hoje vamos falar de uma área que cada vez tem tido mais destaque em empresas, a mesma está adaptada a diversos sectores, e a área de tecnologia não a deixa para trás.
Hoje vamos falar de gestão de projectos, e para o artigo de hoje consegui ter a ajuda de uma amiga que cada vez mais tem se destacado na área de gestão de projectos. Falo da Prosperidade Siku, Analista de Sistemas Júnior e voluntária do PMI Angola Chapter. Este artigo é baseado na sua visão de trabalho como gestora de projectos.
Na nossa pequena entrevista, a Prosperidade partilhou o seu ponto de vista sobre onde se exerce gestão de projectos: o foco de toda empresa é inserir no mercado um produto que satisfaça os seus clientes.O foco da gestão de projectos é fazer com que esse produto ou serviço chegue ao cliente obedecendo o escopo, prazo, orçamento e qualidade determinada, prevendo riscos e possíveis mudanças quer sejam elas novidades tecnológicas, novo posicionamento no mercado, mudanças sociopolíticas ou outras. A verdade aqui é uma, “ as organizações têm que se adaptar rapidamente às mudanças que o mercado exige ” e para que isso aconteça precisam de uma boa gestão de projectos. Deixar de lado o “Fazejamento” e aplicar na íntegra o “Planeamento”.
A gestão de projectos não se faz presente apenas em Empresas de grande porte ou em Empresas relativamente ligadas a TI, o que torna ela também bem interessante é o facto de ser usada nas mais diversas áreas da vida, afinal, todos temos um projecto para gerir, quer seja uma campanha de marketing, realização de um evento, lançamento de um produto ou serviço, inauguração de uma loja, mudança de casa, projectos na escola, família e até nas igrejas, a nossa vida é feita de projectos em projectos.”
Quando eu fazia a universidade me lembro de ter uma cadeira (disciplina) com esse nome Gestão de Projectos. A primeira aula que tivemos, sendo uma aula introdutória o professor mostrou-nos, o que podemos chamar de “a bíblia do gestor de projectos”. Um livro que praticamente ensina tudo o que tem que saber sobre gestão de projectos, o famoso PMBOK (Project Management Body of Knowledge) que é um guia que possui práticas tradicionais, avançadas e inovadoras em gestão de projectos, ou seja, o PMBOK serve como guia que contém um conjunto de directrizes para uma boa gestão de projectos e uma estrutura de como ela é composta em áreas de conhecimento.
Afinal o que é a Gestão de Projectos?
Mas antes de definir gestão de projectos, acho essencial entendermos o que afinal é um projecto. Segundo o PMI (Project Management Institute), projecto é um esforço temporário para produzir um produto, serviço ou resultado único.
Por exemplo: Desenvolvimento de um software, construção de uma casa, pintura de um estabelecimento, recrutamento de novos funcionários, a compra de um novo equipamento, realizar um evento, nova campanha de marketing e tantos outros exemplos.
Então o que é a gestão de projectos? Segundo o PMI (Project Management Institute), é aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas actividades do projecto a fim de atender às suas demandas. A gestão de projectos agrega métodos e ferramentas que facilitam a coordenação de tarefas, a sequência correcta para execução de cada uma delas, a melhor gestão dos recursos e tempo, além de permitir o monitoramento e controlo de cada uma das tarefas em progresso, tudo isso sempre de olho no que foi definido no escopo do projecto, porque é isso que a gestão de projectos sempre vai garantir para sua organização: entrega do melhor resultado possível do produto para as partes interessadas.
Quem é o gestor de projectos?
Basicamente posso dizer que o gestor de projectos é a pessoa responsável por integrar todos recursos necessários a fim de permitir que o projecto seja entregue na sua melhor versão. Um projecto envolve uma equipa, normalmente vindo de departamentos e até empresas diferentes, e para que tudo corra tal como foi acordado no escopo, é necessário que exista alguém responsável por manter a equipa focada, permitindo uma boa comunicação, supervisionando todas as etapas do projecto (Início, Planeamento, Execução e Monitoramento) para que o mesmo seja desenvolvido sem problemas; é a pessoa responsável por garantir que todas as partes envolvidas no projecto estejam fazendo a coisa certa, no tempo certo, usando os recursos certos,
Habilidades do (a) gestor (a) de projectos
Um gestor de projectos não precisa apenas de conhecimento e de boas ferramentas para exercer com perfeição o seu trabalho, existem habilidades que ele precisa desenvolver e dentre elas destacam-se:
– Ser um bom gestor de tempo;
– Saber trabalhar sob pressão;
– Ter capacidade de prever riscos e ter sempre uma saída diante dos imprevistos;
– Saber comunicar.
Não basta saber usar ferramentas, é necessário possuir habilidades interpessoais. Gerir projectos envolve saber lidar com pessoas e gerir emoções.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!