Opinião

É importante unir a transformação digital ao conhecimento

A transformação digital já se mostrou ser um processo inevitável para qualquer mercado. Em Angola, por exemplo, as autoridades já olham  para este assunto como uma necessidade e obrigação, ao invés de apenas uma alternativa aos métodos e práticas tradicionais de realização de diversos processos.

Alinhado com esta perspectiva está também o CEO da Real Distribution of Great Technologies (RDGT), Victor Ferreira, para quem a transformação digital é necessária. Mas, observa que é importante unir a transformação digital ao conhecimento, enfatizando a formação de quadros locais, pois, sublinha, de nada vale termos a tecnologia mais avançada se não haver técnicos qualificados para operá-la.

“O que acontece às vezes é que há pessoas que querem ir para as tecnologias mais avançadas, e não se assegura o suporte e o conhecimento local. Se haver algum problema com essa empresa que foram contratar fora, perdem tudo. Acho que na transformação digital é muito importante estar presente a questão do conhecimento”, afirmou Victor Ferreira ao Portal de T.I.

O CEO da RDGT, que falava durante o evento “Data Center do Futuro”, realizado pela Dell Technologies na última semana, enfatizou que a área de tecnologias de informação é crítica em termos de técnicos qualificados e defendeu, por isso, uma transformação digital que envolva a formação de quadros no sector, de modo a garantir-se que mais do que a tecnologia, o país tenha também os quadros necessários e capazes de operá-la.

“A nossa área é muito crítica em termos de know how. Temos que investir mais no nosso conhecimento. Porque, se haver um problema com um projecto de um cliente angolano, teremos cá o know how necessário para o resolver. É importante saber que temos cá as pessoas certas, que temos cá o investimento certo nas pessoas. Para mim, o mais importante é a continuidade da formação do angolano”, disse.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados