China lança internet com conexão de 1,2 terabit por segundo

Zâmbia pretende construir um centro de inovação e ligar a rede de fibra com Moçambique

A China inaugurou nesta semana o seu primeiro backbone de internet com largura de banda de 1.200 gigabits por segundo (1,2T), o suficiente para transferir 150 filmes por segundo. A rede faz parte do projecto Future Internet Technology Infrastructure (FITI, na sigla inglesa), um programa nacional que visa melhorar a infra-estrutura de tecnologia da internet na China.

Segundo avança o Global Times, a rede foi desenvolvida em conjunto pela Universidade de Tsinghua, China Mobile Communications Corporation, Huawei e Cernet, com o objectivo de fornecer acesso à internet de alta velocidade na China. 

A rede conecta as cidades de Pequim, Wuhan e Guangzhou, e foi inaugurada na Universidade de Tsinghua, nesta segunda-feira (13). Ela é baseada na tecnologia IPv6 e os seus nós principais estão distribuídos em 40 universidades localizadas em 35 cidades da China.

Segundo a Xinhua (agência estatal chinesa de notícias), a rede passou por uma operação experimental em Julho deste ano e tem funcionado de maneira correcta e confiável. Os testes piloto, refere a agência, mostram que a infra-estrutura toda responde aos padrões do projecto.

A Huawei, um dos principais parceiros desta iniciativa, prevê que a rede de ultra-alta velocidade trará vários benefícios às empresas, como transferências de informação mais rápidas, vantagens na negociação de acções e até para a segurança nacional. Refira-se, no entanto, que esta velocidade não estará à disposição de pessoas singulares.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media