Irão coloca em órbita três satélites em simultâneo

China lança o primeiro satélite para testar tecnologia 6G

Após lançar com êxito no passado sábado (20) o seu primeiro satélite de elevada altitude orbital, denominado Soraya, o Irão conseguiu neste domingo (28) um outro feito inédito para a sua história espacial, ao colocar em órbita três satélites em simultâneo.

O lançamento, realizado a partir do Centro Espacial Imam Khomeini, na província de Semnan, envolveu o foguete Simorgh com carga de um satélite de 32 quilos e dois de menor dimensão, com menos de 10 quilos, para uma órbita mínima de 450 quilómetros de altura, noticia a agência de notícias iraniana Tasnim.

Os três satélites lançados, que juntam-se agora ao Soraya, foram designados como Mahda, Kayhan-2 e Hatef-1. O Mahda é o de investigação, enquanto o Kayhan e o Hatef são nanosatélites orientados para o posicionamento global de comunicação, respectivamente.

De acordo com a Tasnim, os equipamentos são todos de comunicações, destinados a testar banda estreita e tecnologia de geolocalização. A agência especifica que o satélite principal, Mahda, também cumpre a dupla função de testar a capacidade do foguete Phoenix transportar múltiplas cargas para o espaço.

O Irão estabeleceu, deste modo, mais um recorde por ter lançado três satélites em simultâneo, depois de o ter feito com o lançamento do satélite Soraya a uma altitude de 750 quilómetros acima da superfície da Terra pela primeira vez.

 

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media