Verifica-se uma onda de manifestação, nas redes sociais, onde cidadãos mostram o seu descontentamento perante a empresa de telefonia móvel, MOVICEL e a operadora de TV, Net e Voz, TVCABO, após estas anunciarem actualização dos preços de seus serviços.
Os cidadãos consideram ser essa uma decisão inadmissível, sendo que os serviços não lhes são prestados com toda a qualidade merecida, conforme escreveu o internauta Barroso Gomes, na sua página do Facebook, “Movicel vamos te abandonar infelizmente. Vamos partir os Chips”, escreveu.
O mesmo acontece com a TVCABO que não escapou as lamentações e críticas dos usuários, após também ter anunciado a actualização dos preços de seus serviços. Os cidadãos alegam que, as empresas abusam dos preços, por questões de falta de concorrência e fiscalização por parte do Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor (INADEC), que face ao panorama que se vive, ainda não mostrou o seu pronunciamento.
A Movicel tem no mercado, um tarifário de planos de net e voz, com uma variação de 850 kzs, até preços mais altos. Na sua nova alteração, sobe a partir de 1.500 kz até 15.000 kz, e ainda, faz redução dos dias de utilização para os planos que outrora duravam 30 dias, passando agora a durar 15 dias.
Em comunicado, a Movicel informa ao público que a subida do preço surge com vista a garantir os serviços com maior qualidade.
“A Movicel efectuou a mudança nos Planos TAKUIÁ E KARGAS de forma a ter melhorias e progresso na rede. Em relação ao mercado Angolano temos os planos mais vantajosos e económicos, damos benefícios para as outras redes e todos os benefícios de VOZ/SMS e DADOS continuam a acumular. E ainda têm redes sociais grátis e ilimitadas, chat e texto no Facebook e Messenger sem gastares dos dados do teu Plano”, lê-se em comunicado veiculado pela Movicel.
Face a esse comunicado, cidadãos aderiram a campanha de protestos com textos (em forma de publicação e comentários), banners e até vídeos com o slogan “Basta Movicel”, “Basta TVCABO “.
De realçar que as referidas actualizações de preços entrou em vigor ontem(15) para a MOVICEL, enquanto que para a TVCABO, entrará em vigor apenas no dia 15 de Outubro.