Cientista alerta sobre um possível colapso no sistema de telecomunicação global

Cientista alerta sobre um possível colapso no sistema de telecomunicação global

O cientista e investigador da Universidade George Mason (EUA), Peter Becker, alertou, durante uma entrevista na Fox News sobre um possível “colapso da Internet” que poderá acontecer no futuro devido a uma super tempestade solar.

Peter Becker prevê que o actual ciclo solar aumente e atinja o pico em 2024. Segundo o pesquisador, há cerca de 10% de probabilidade de que, na próxima década, algo realmente grande aconteça e possa acabar com a Internet.

Becker referiu que o campo magnético da Terra pode ser afectado por grandes bolhas de erupções de gás ionizado a alta temperatura. Alguns deles afectam o planeta e distorcem o seu campo magnético, fazendo com que o isolador de excesso de carga se torne como um grande circuito eléctrico.

Na sua pesquisa, o cientista prevê que a Internet poderá ficar fora do ar por um período de semanas ou meses.

“A Internet simplesmente não foi projectada para lidar com esse nível de interferência na comunicação e, consequentemente, é considerada um tipo de infra-estrutura muito soft”, afirma Backer.

Backer informou que quer criar um sistema de alerta para fornecer previsões de quando as comunicações poderão ser afectadas.

“Podemos prever quando este fenómeno virá em direção à Terra. E isso nos dá cerca de 18 ou 24 horas de aviso, antes que essas partículas realmente cheguem à Terra e comecem a interferir no campo magnético”, disse Backer.

De acordo com o cientista, é a primeira vez na história da humanidade que acontece uma intersecção do aumento da actividade solar com a tamanha dependência da Internet.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media