O reconhecimento foi manifestado pela porta-voz do IX Encontro de Sistema de Pagamentos dos Bancos Centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Antónia Lopes, que disse ter havido uma grande evolução nos sistemas de pagamento dos bancos centrais nos países lusófonos.
Em declarações à Lusa, Antónia Lopes sublinhou que tal evolução só foi possível graças à inovação digital, facto que despertou a necessidade de reforçar a legislação para evitar riscos, principalmente em países menos desenvolvidos.
“Hoje, dada a inovação digital, precisamos continuamente de estar a ajudar a regulamentação e legislação lá onde é necessário, tendo em atenção os riscos, porque a inovação digital aumenta os riscos, sobretudo os riscos cibernéticos”, disse.
A também responsável pelo Sistema de Pagamentos do Banco de Cabo Verde, enfatizou a contribuição que os sistemas de pagamento têm na distribuição de dinheiro. “Tendo um sistema de pagamento evoluído, há uma melhor circulação do dinheiro, há melhor facilidade em termos dos pagamentos”, ressaltou.
Os Encontros de Sistema de Pagamentos dos Bancos Centrais da CPLP acontecem de dois em dois anos, por ordem alfabética dos países, pelo que o próximo encontro previsto para 2024 deverá acontecer na Guiné-Bissau, considerando que este ano o encontro decorreu na cidade da Praia, Cabo Verde.
O encontro, que durou três dias, teve como tema principal “A Inovação Digital como Estratégia de Transformação do Sistema de Pagamentos”. Temas como a “A Inovação Digital no Mercado de Pagamentos de Retalho”, “Iniciativas Facilitadoras de Inovação de Pagamentos e Inclusão Financeira” e “O futuro da Moeda Digital de Banco Central” forão igualmente abordados.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!