54
A Rede MULTICAIXA processou um montante global de 46 biliões de Kwanzas, revelou hoje a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), gestora da rede.
O valor supera em 1,33 vezes a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025, que fixou-se em 34 biliões de kwanzas. O montante transaccionado representa um crescimento de 31,2% face ao período homólogo.
Ao todo, foram realizadas 3,4 mil milhões de operações na rede, um aumento expressivo de 47,9% em comparação ao ano anterior. A 24 de Dezembro, a rede atingiu o pico de transacções diárias, registando pela primeira vez 15,8 milhões de transacções.
O MULTICAIXA Express foi o canal mais utilizado, respondendo por cerca de 62% de todas as operações da Rede Multicaixa, conforme detalhado aqui. Ao longo do ano, a aplicação processou mais de 2,1 mil milhões de transacções, movimentando mais de 19,7 biliões de Kwanzas.
Neste período, a ferramenta de pagamentos instantâneos KWIiK teve o seu melhor desempeno de sempre, com um crescimento superior a 1000% no número de operações, totalizando perto de 35 milhões de transferências. Em volume financeiro, o sistema movimentou aproximadamente 600 milhões de Kwanzas, um aumento de 725% face ao ano anterior.
Já os pagamentos por Código QR ultrapassaram a barreira das 53 milhões de transacções. De acordo com a EMIS, este progresso atesta a modernidade, simplicidade e segurança dessa alternativa de pagamento.
Por seu lado, o Sistema de Transferências a Crédito também registou um alto desempenho ao longo do ano passado. Foram processados 22,7 biliões de Kwanzas através de 31 milhões de operações, um crescimento de 37,8% no montante transaccionado.
A EMIS sublinha que os resultados de 2025 reforçam o seu compromisso com a transformação digital dos pagamentos em Angola. Para tal, a empresa garante continuar a investir na massificação dos pagamentos electrónicos, garantindo infra-estruturas que ofereçam segurança, conveniência e confiança, rumo à total digitalização da economia angolana.


