Começou hoje, em Luanda, a segunda edição do Fórum Tecnologia e Educação, um evento que reúne gestores educacionais, professores, pesquisadores, estudantes, empresários, corpo diplomático, representantes de educação de embaixadas acreditadas em Angola e profissionais de organizações públicas e privadas ligadas à tecnologia e educação, para discutir sobre o futuro da educação e tecnologia em Angola.
O evento, realizado pela Chimuma Comunicação em colaboração com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, vai decorrer até amanhã, 7 de Dezembro, e tem como objectivo fortalecer o ecossistema de tecnologia e educação no país.
Abordando o tema “A Transformação Digital na Educação: Tendências e Boas Práticas” o docente universitário e antigo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, realçou a importância de se pensar numa reestruturação do plano curricular, priorizando o método STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
“A escola do século XXI, a escola de Angola 20/50, deve incorporar as práticas inovadoras, estar alinhada com as exigências da era digital e da globalização e fazer o uso adequado das tecnologias e do resultado da investigação e inovação”, disse.
O primeiro painel do evento reuniu entidades como o engº e docente universitário Dimonekene Ditutala, o engº e vice-reitor da Universidade Gregório Semedo, Wilfredo Urquiaga, a directora da Huawei Angola, Inácia Wei, e o administrador da SISTEC, Francisco Gustavo, para debater sobre “A Transformação Digital no Ensino Superior: Desafios e Oportunidades”.
Durante o debate, destacou-se a importância de abraçar as novas tecnologias e como o ensino superior pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico, não apenas na instalação de estruturas tecnológicas como também no desenvolvimento do conhecimento para que os profissionais e os cidadãos possam lidar com a tecnologia.
O primeiro dia do evento foi também marcado com os temas “A Transformação Digital no Ensino Superior: Desafios e Oportunidades”, “Metodologias activas- STEM e STEAM”, “Inovação e Tecnologia na Educação: Um Olhar Global”, “Educação a Distância” e “A Disseminação de Notícias Falsas nas Redes Sociais e a sua Influência na Educação”.