A agência francesa de protecção de dados (CNIL – sigla em francês), informou nesta quinta-feira (12), que aplicou uma multa no valor de 5, 4 milhões de dólares norte-americano (cerca de 2,7 mil milhões de Kwanzas) ao TikTok, por falhas relacionadas ao tratamento de dados e rastreamento online, processo conhecido como “cookies”, que a empresa alega ter corrigido.
De acordo com a Reuters, a investigação apenas avaliou o site tiktok.com e não os aplicativos de smartphone muito mais usados do serviço. Durante a referida investigação, a CNIL descobriu que, para os usuários do tiktok.com, não era tão fácil negar os rastreadores online. A autoridade também descobriu que os usuários da Internet não estavam suficientemente informados sobre o uso dos cookies pelo TikTok.
De acordo com um porta-voz do TikTok, citado pela Reuters, essas descobertas estão relacionadas à práticas anteriores que abordados no ano passado, incluindo facilitar a rejeição de cookies não essenciais e fornecer informações adicionais sobre os propósitos de certos cookies.
“A própria CNIL destacou nossa cooperação durante a investigação e a privacidade do usuário continua a ser uma prioridade para o TikTok”, acrescentou o porta-voz.
De acordo com as regras da União Europeia, os sites devem solicitar claramente o consentimento prévio dos internautas para qualquer uso de cookies – pequenos pedaços de dados armazenados durante a navegação na Web.