193
O Google anunciou o início da integração do sistema de autenticação por passkey para o navegador Chrome e para o sistema Android. De acordo com a empresa, estas credenciais “são um substituto significativamente mais seguro para senhas e outros factores de autenticação phishing”.
“Elas (as passkeys) não podem ser reutilizadas, não são comprometidas em violações de servidor e protegem os utilizadores contra ataques de phishing. As senhas são criadas de acordo com os padrões do sector e funcionam em diferentes sistemas operacionais e ecossistemas de navegadores, e podem ser usadas para sites e aplicativos”, descreve o Google em comunicado.
As novas credenciais são parte de um trabalho conjunto que envolve grandes empresas do sector tecnológico, incluindo a Apple e a Microsoft, e tem como objectivo “substituir as senhas” actuais, segundo revelou a Apple na WWDC, realizado em Junho último. Inicialmente, as passkeys serão implementadas em páginas web, mas no futuro vão também ser disponibilizadas aos criadores para uso em aplicações.
Créditos: Google
O Google explica que as passkeys seguem padrões de UX já conhecidos e “baseiam-se na experiência existente de preenchimento automático de senhas”. Para os utilizadores finais, usar as passkeys “é semelhante a usar uma senha salva hoje, onde eles simplesmente confirmam com o bloqueio de tela do dispositivo existente, como a impressão digital”.
Nesta primeira fase de testes, os desenvolvedores terão acesso à tecnologia por meio do Google Play Services Beta e do Chrome Canary, ambos os recursos estarão disponíveis em canais estáveis ainda este ano. O próximo passo é dar o suporte à API para aplicativos Android nativos, prevendo-se assim que o lançamento de uma versão estável ocorra ainda este ano.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!