O director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, Matias Borges, revelou hoje, 11 de Dezembro, que o Governo, em colaboração com outros parceiros do sector das telecomunicações, vai lançar, brevemente, um projecto para ajudar a concepção do serviço roaming nacional.
“Ainda nesta semana, com auxílio da Huawei, Angola Telecom, FADCOM, GGPEN, Infrasat, INACOM e outros parceiros, será lançado um importante projecto que vai ajudar a implementação do roaming nacional”, avançou Matias Borges.
O dirigente, que falava durante a abertura do VII Fórum Telecom realizado numa unidade hoteleira da capital, subordinado ao tema “O Futuro das Telecomunicações em Angola”, disse que também está a ser preparado um projecto para partilha de infra-estruturas nas zonas sem cobertura entre os operadores de telefonia móvel em Angola, nomeadamente Unitel, Africell e Movicel.
Por outro lado, Matias Borges sublinhou os trabalhos desenvolvidos pelo Executivo ao longo dos últimos anos no segmento das telecomunicações, com vista à expansão da cobertura dos serviços de comunicações electrónica.
“Por forma a melhorar o ambiente tecnológico, alinhado às orientações do Livro Branco das TIC 2023-2027, está em curso a implementação da rede de banda larga, a cloud nacional, o Conecta Angola, a Modernização do INAMET”, frisou o director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, acrescentando que os resultados destes projectos serão a curto, médio e longo prazo.
Entretanto, Matias Borges reconheceu os trabalhos “ainda por fazer” no sector, por isso, apelou à participação de todos, “desde empresas públicas e privadas”.