O Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, lançou nesta segunda-feira (11) um projecto de rede de fibra óptica de 1.500 quilómetros, para conectar comunidades locais, empresas e instituições governamentais.
Na ocasião, o Chefe de Estado afirmou que a implantação de fibra óptica está em linha com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento do país, que é fundamental para a concretização da Visão 2030 do Zimbabué.
“Devemos usar esta infra-estrutura para melhorar a prestação de serviços, cuidados de saúde, educação e agricultura”, disse o presidente Mnangagwa.
Por sua vez, o porta-voz do governo, Nick Mangwana, afirmou que o projecto está preparado para revolucionar a conectividade da Internet no Zimbabué, oferecendo benefícios tangíveis aos utilizadores locais e melhorando a velocidade, fiabilidade e acessibilidade.
De acordo com o Business Insider Africa, a política do referido projecto garantirá que os alunos, em qualquer parte do país, tenham as mesmas oportunidades que os das grandes cidades do Zimbabué, devendo o plano director alcançar uma sociedade criativa através do uso da tecnologia.
O presidente do Zimbabué destacou que o país deve abraçar e realmente utilizar as TIC para facilitar a vida, e o Plano Nacional de Banda Larga ajudará a colmatar a lacuna digital.