A Huawei acaba de apresentar ao mercado dois novos telemóveis da série “Huawei Mate 60”, uma movimentação que está a ser percebida como uma vitória sobre as sanções impostas pelos EUA que, desde 2020, mantêm a fabricante chinesa longe de tecnologias avançadas de fabricação de chips.
Trata-se dos telemóveis “Huawei Mate 60” e “Huawei Mate 60 Pro”, com este último sendo o principal destaque da série pelo facto de ser o primeiro telemóvel da fabricante chinesa a oferecer conectividade 5G desde a imposição das sanções americanas.
O “Mate 60 Pro” traz no interior uma nova geração do processador da série Kirin, o Kirin 9000s, e uma placa gráfica dedicada produzida pela própria Huawei, chamada Maleoon 910, marcando a evolução das plataformas proprietárias da Huawei em vários anos e confirmando a evasão às sanções dos EUA.
O Kirin 9000s conta com 12 núcleos (dois núcleos Cortex-A34, seis núcleos Cortex-A78AE personalizados e quatro núcleos Cortex-A510) com uma velocidade máxima de 2,62 GHz. Acredita-se que o novo processador da fabricante chinesa apresenta um desempenho semelhante ao Snapdragon 888 da Qualcomm que a fabricante chinesa usou nos seus principais telemóveis lançados em 2021.
Vista frontal e traseira do novo Huawei Mate60 Pro – Créditos: D.R
Num editorial divulgado nesta semana, o Global Times, um jornal diário com fortes ligações ao governo chinês, refere que o ressurgimento dos telemóveis da Huawei ao mercado significa que as sanções dos EUA contra a fabricante falharam.
“O ressurgimento dos smartphones Huawei após três anos de silêncio forçado é suficiente para provar que a repressão extrema dos EUA falhou. Isto também serve como um microcosmo da guerra tecnológica EUA-China, reflectindo todo o processo e prenunciando o resultado final,” lê-se no editorial.
A nova série da Huawei também traz avanços significativos no domínio das comunicações via satélite, suportando chamadas via satélite, permitindo que os utilizadores façam e recebam chamadas telefónicas via satélite, mesmo na ausência de sinais de rede terrestre.
Até à data, a nova série da Huawei encontra-se apenas disponível na China, com a fabricante a manter silêncio sobre a disponibilidade dos novos gadgets fora do país.