Dados preliminares da International Data Corporation (IDC), publicados nesta segunda-feira (15), revelam que a indústria de produção e venda de smartphones, liderada pela Samsung, cresceu cerca 6,5% no segundo trimestre, impulsionada pela venda de 285,4 milhões de unidades, dos quais 34% pertencem à Samsung Electronics e à Apple.
De acordo com a empresa de pesquisa, à medida que os fabricantes de smartphones recorrem à inteligência artificial para atrair consumidores preocupados com preços e conquistar uma fatia maior do mercado, as vendas globais crescem, verificando, pelo quarto trimestre consecutivo, um crescimento acima de seis por cento.
A directora de pesquisa da equipa Worldwide Tracker da IDC referiu que a Samsung e a Apple continuam a liderar o mercado e se beneficiam ao máximo da tendência da exclusividade em andamento, enquanto que muitas marcas chinesas estão aumentar a produção e venda de dispositivos de baixo custo numa tentativa de participar cada vez mais no crescimento da indústria.
Relativamente a participação das duas maiores marcas mundiais, os resultados do mercado mostram que a Samsung conquistou a primeira posição com 18,9% de participação nas vendas, graças a sua forte estratégia em IA, enquanto que a Apple terminou o trimestre em segundo lugar com 15,8% de participação com melhor desempenho na China e outras regiões importantes.
A pesquisa revelou, por outro lado, que no top 5 das marcas que mais venderam neste segundo trimestre constam três marcas chinesas, nomeadamente, Xiaomi, que ficou em terceiro lugar com 14,8% de participação, a Vivo e a OPPO que tiveram uma participação 9,1% e 9,0%, respectivamente.