268
A Índia, à semelhança da União Europeia, vai também estabelecer o USB-C como porta de carregamento padrão para telemóveis a partir de Março de 2025. De acordo com o secretário dos Assuntos do Consumidor, Rohit Kumar Singh, o governo indiano está também a considerar a padronização dos carregadores de dispositivos como relógios e pulseiras inteligentes com uma porta específica e diferente daquela que será adoptada nos telemóveis, no entanto sobre estes dispositivos o governante não avançou mais detalhes.
Segundo o secretário, a medida visa defender os interesses dos consumidores e reduzir o lixo electrónico. Curiosamente, a União Europeia (UE), o primeiro mercado a dar passos significativos nessa direcção, apresentou argumentos semelhantes. No entanto, se considerarmos apenas os números de consumidores, a medida terá um impacto mais significativo na Índia que em toda UE, isto porque a Índia é o segundo maior mercado mundial de telemóveis inteligentes, com 606,57 milhões de utilizadores, perdendo apenas para a China, que conta com 865,04 milhões de utilizadores, segundo os últimos dados do Newzoo.
Quanto ao cronograma de implantação, a Índia preferiu adoptar um modelo faseado, isto para que os consumidores não enfrentem problemas durante o período de transição, refere o secretário dos Assuntos do Consumidor. “Na Índia, a directriz entrará em vigor três meses após a União Europeia, porque os fabricantes de telemóveis e electrónicos têm uma cadeia de suprimentos global e não fornecem apenas para a Índia”, acrescentou.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!