A Empresa Pública de Informática e Telecomunicações do Iraque e a Zajil Telecom, empresa de telecomunicações do Kuwait, concluíram na passada terça-feira (9 ) um acordo de colaboração estratégica para a criação de uma rota de telecomunicações da região do Golfo para Europa.
De acordo com a Agência de Notícias Iraquiana, a rota criará um corredor de telecomunicações para a Europa passando pelo Iraque e Turquia. O anúncio chega em um momento em que vários cabos submarinos na região do Mar Vermelho encontram-se danificados, o que obrigou a criação de alternativas por parte de alguns países africanos que usam esta rota para chegar à Europa.
O ministro das Comunicações do Iraque, Hiyam Al-Yasiri, explicou que o acordo visa fortalecer a posição estratégica do Iraque na região e optimizar os ganhos financeiros para a execução de iniciativas governamentais.
Al-Yasiri destacou que o acordo é o primeiro de vários projectos para cabos submarinos e de trânsito, com o objectivo de criar fluxo de comunicação dos Estados do Golfo Sul e Oeste da Ásia até o continente europeu através dos portos terrestres e marítimos iraquianos.
O ministro Al-Yasiri referiu que este plano, juntamente com outras iniciativas actualmente em curso, transformará o Iraque num corredor terrestre seguro que poderá rivalizar com a única rota marítima internacional da região que passa pelo Canal de Suez, no Mar Vermelho.
Na visão das duas partes, o projecto visa aliviar a subcarga da principal rota de cabos submarinos, com cerca de 90% de toda a capacidade de tráfego da Europa para Ásia e parte da África, com um sistema de 17 cabos em operação e outros com previsão de instalação.