Conectividade

ITA liga Cabinda ao resto do país em fibra óptica

A ITA anunciou hoje, 22 de Abril, o estabelecimento de uma ligação de alto débito de 200 Gbps em fibra óptica, entre Cabinda e a localidade do Noqui, na província do Zaire, conectando desta forma o enclave às restantes províncias do país através da fibra óptica.

De acordo com uma nota de imprensa dirigida à nossa redacção, a ligação faz parte do plano estratégico da ITA para a expansão da cobertura nacional em fibra óptica, e reafirma o seu alinhamento com a estratégia do governo para a Inclusão digital e para a transformação de Angola em um HUB de dados.

Em reacção ao acto, o Director-Geral da ITA, Francisco Pinto Leite, disse que “esta ligação representa um marco importante, devido à descontinuidade geográfica de Cabinda com o resto do país”. Esta infra-estrutura, continua, “viabiliza a oferta de serviços de conectividade para Cabinda, com o mesmo nível da disponível nas restantes províncias de Angola, consolidando assim a unidade nacional.”

À semelhança das outras infra-estruturas que gere, a ITA garante total redundância, assegurando todas as ligações por transmissão de dados e a instalação de rede de fibra óptica ou uma ligação dedicada de micro-ondas ponto-a-ponto com base na localização e do serviço fornecido.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados