O governo assinou um empréstimo de 248 milhões de dólares com o Banco de Exportação-Importação da China (Eximbank, na sigla inglesa), para aquisição de equipamentos e serviços para o projecto nacional de banda larga, dando assim seguimento a um contrato adjudicado a Sinohydro Corporation em Julho de 2022 por via do Despacho Presidencial nº 226-K/22.
Segundo avança a Rádio Nacional de Angola, a despesa é justificada pela necessidade de financiamento para aquisição de equipamentos e serviços diversos, no âmbito do projecto da Rede Nacional de Banda Larga que, segundo o Despacho Presidencial nº 226-K/22, prevê fornecer conectividade aos cidadãos e empresas em todo o território nacional, para criar novos conteúdos de aplicações de valor acrescentado que contribuam para a melhoria de qualidade da vida.
Este empréstimo surge numa altura em que o governo manifesta o desejo de garantir acesso aos serviços de banda larga a 80% da população até 2030. Espera-se assim que a infra-estrutura de banda larga contribua para a inovação tecnológica e permita impulsionar a diversificação económica no país.